HOME

Em 1992 um grupo de artistas profissionais ligados à música, dança, teatro e artes plásticas, reuniu-se para criar um grupo de Arte Flamenca: nascia o grupo RAIES, KOMPANHIA DE TEATRO DANÇA E ARTE FLAMENCA.

Desde sua fundação o RAIES esteve interessado em pesquisar a linguagem flamenca, tanto na sua teatralidade, e expressividade, quanto nas relações que podia estabelecer com a cultura brasileira.

Dessa forma seus espetáculos foram sempre inovadores e colaboraram para constituir a linguagem do flamenco feito no Brasil. Destacou-se no cenário da dança flamenca, em 1996, o espetáculo “FLAMENCAS - Uma História de Mulheres”, que reuniu os mais importantes nomes do flamenco jovem brasileiro.

Com o amadurecimento do trabalho, o RAIES assumiu uma sede própria com a proposta de aprofundar o ensino da Arte Flamenca. Assim em 1998 foi inaugurado o RAIES DANÇA TEATRO, em São Paulo.

No novo espaço, a pesquisa de linguagem pôde ser aprofundada em direção ao conceito de teatro-dança e, todos os anos, o RAIES apresenta espetáculos que incluem seus alunos nessa perspectiva de apresentar um flamenco brasileiro.

Não brasileiro porque utiliza mesclas com a cultura brasileira em si, mas sim brasileiro porque resgata a expressividade flamenca pura, através de almas brasileiras. Há quem ache que isso não é possível. Nós sabemos que é!!